Se seu site já é conhecido do público e por algum motivo você veio parar neste post, é uma boa hora de rever os seus conceitos. Há uma probabilidade muito grande de você não está recebendo o feedback suficiente para remover as tranqueiras do seu projeto, pelo fato de seus visitantes ainda gostarem dele. Raramente um usuário assíduo irá falar mal, ou até mesmo enxergar, mas aos poucos eles irão se cansar e quando menos você esperar vai aparecer um site tão bom quanto o seu ou até melhor e que também terá seu visitante como usuário assíduo. Afinal, ninguém curte ou ler um site apenas.
Se algum dos itens abaixo for o problema, você já terá de cara a solução.
- Banner flutuantes. Você acredita que existem sites que praticamente obrigam o visitante a fechar um banner que pula na sua cara? E o pior acontece quando o "X" para fechar o maldito elemento não existe. As vezes quando clicamos para fechar, uma nova página é carregada mesmo assim e a culpa na maioria das vezes está próximo item;
- Janelas Popups. Clicar em algum lugar na pagina e abrir um popup já é um saco, pior quando não há cookies para o site reconhecer que já recebemos a "bênção" e não queremos recebê-la novamente. Ai quando decidimos fechar esses popups malditos eis que surge o senhor refresh;
- Refresh: Deixando seu site com vida própria. Isso é uma tática muito comum em portais de noticias. Na página inicial é até justificável, mas qual a desculpa quando, dentro de um post, no meio de uma leitura prazerosa a página se atualiza? Por esse motivo sites que se atualizam sozinhos sem motivos aparentes (ou até mesmo com motivo), entram para a minha lista negra. O pior é que todos os sites de notícias que eu conheço fazem isso, me deixando sem opção. Usuários com internet mais lenta são os que tem as experiências mais desagradáveis com sites com refresh, pois antes mesmo da página carregar por completo lá se vem outro refresh;
- Sites que demoram séculos para carregar. Mesmo com uma internet muito rápida, vejo sites carregarem por minutos. Muitas vezes a culpa é de elementos javascript que são inúteis ou imagens gigantes, sem nenhum tratamento para reduzi-la. Se você é blogueiro ou administrador de um site, use imagens jpg, com boa qualidade porém mais leves. Só use png em logos ou demais elementos do sites e mesmo assim fique atento com o tamanho de cada um deles;
- Sites com mais de 4 banners. Acho essa uma quantidade aceitável. Se ha espaços em seu site, faça como o g1 e alguns portais, separe cada seção com pelo menos uma polegada de distancia, assim o site irá respirar melhor e caberá o mais importante. Não precisa colocar 300 banners numa mesma pagina. Isso, alem de confundir o leitor e não trazer o resultado esperado vai da aquela sensação de que o site está mais preocupado em lucrar do que informar.
E você, quer lucrar ou quer informar? Lembre-se que agradando ao público você poderá um dia pagar as suas contas.
- Ah, já ia me esquecendo. Uma coisa que eu também odeio em sites: não permitir comentário. Não me refiro a sites que apenas permitem comentários de usuários cadastrados, mas sites que não permitem nenhum tipo de comentário. Como os editores irão reconhecer um erro no texto ou como o site saberá se está agradando ao público se o público não pode opinar? Então lembre-se, seu fã não é aquele que vem do Google, clica em um banner e vai embora. Seu fã é aquele que fica, comenta e um dia retorna.
0 comentários:
Postar um comentário