Aprenda a criar Pontos de Restauração, e a usá-lo sempre que achar conveniente, e sem medo algum. Durante muito tempo e graças a utilização de vários softwares inúteis e a descoberta de vírus, eu tive que restaurar milhares de vezes meu velho Windows XP, virando um expert no assunto.
Em todos os Sistemas Operacionais o procedimento será quase igual. E não se preocupe, todo esse processo é reversível.
Pontos de Restauração no Windows XP
Para criar e restaurar. Em Menu Iniciar > Todos os programas > Acessórios > Ferramentas do sistema > Restauração do sistema > na tela que se abrir haverá duas opções: Restaurar o computador mais cedo e Criar um ponto de restauração.Para configurar. Em Menu Iniciar > Painel de Controle > Desempenho e Manutenção > Sistema > na janela que se abrir clique na guia/aba Restauração do Sistema > clique na unidade a ser configurada e depois em Configurações. A partir daí poderá desativar ou ativar unidades que serão (ou não) afetadas na restauração do sistema.
![]() |
Imagem 1. Configuração de restauração do sistema no Windows XP. Nesta tela não há como criar ou restaurar, diferente do Windows 7 e 8 |
Pontos de Restauração no Windows 7
Para criar. Em Menu Iniciar > Painel de Controle > Sistema e Segurança > Sistema > Configurações avanças do sistema > guia Proteção do Sistema > clique em Criar. Espere alguns instantes.Para restaurar. Em Painel de Controle > Sistema e Segurança > Sistema > Configurações avanças do sistema > guia Proteção do Sistema > clique Restauração do Sistema > clique em Escolher um outro ponto de restauração. Escolha um ponto de houver e avance.
Para configurar. Em Painel de Controle > Sistema e Segurança > Sistema > Configurações avanças do sistema > guia Proteção do Sistema > clique na unidade a ser configurada > Configurar.
Ou simplesmente executes alguns desses passos digitando na busca do Menu Iniciar a palavra "Restauração".
![]() |
Imagem 2. A janela de pontos de restauração no Windows 7. Note que há como criar, restaurar e configurar |
Pontos de Restauração no Windows 8
Os passos no Windows 8 é idêntico ao do Windows 7, a única diferença é que para chegar até o Painel de Controle passe o mouse no canto superior direito da tela, clique no ícone de busca e digite "Painel de Controle" e siga os mesmos passos no tutorial do Windows 7.Ou simplesmente digite "Restauração" e veja no que dá.
O que acontece com meus arquivos? Eles serão movidos após a restauração?
Provavelmente não. A restauração trabalha mais com softwares instalados no sistema, mas por via das dúvidas a minha dica é que desative todas as unidades que NÃO sejam utilizadas para instalação de programas. Se possível deixe somente ATIVA a unidade onde está instalado o Windows. Ao restaurar seu computador, programas são afetados, e como não sabemos que nossos arquivos serão movidos ou excluídos, criamos partições de backup e a desativamos para esse utilitário. Alguns exemplos de como configurar já foi mostrados nas imagens 1 e 2.
Tenha o costume de criar pontos de restauração, a gente nunca sabe quando vai precisar de um. É claro que restaurar o sistema após meses de uso de um software pode não fazer muito sentido, sabendo que a ação irá afetar programas que foram instalados após aquele ponto. Mas se você quiser pode restaurar sem medo.
0 comentários:
Postar um comentário