Aprenda a criar Pontos de Restauração, e a usá-lo sempre que achar conveniente, e sem medo algum. Durante muito tempo e graças a utilização de vários softwares inúteis e a descoberta de vírus, eu tive que restaurar milhares de vezes meu velho Windows XP, virando um expert no assunto.
Em todos os Sistemas Operacionais o procedimento será quase igual. E não se preocupe, todo esse processo é reversível.
Pontos de Restauração no Windows XP
Para criar e restaurar. Em Menu Iniciar > Todos os programas > Acessórios > Ferramentas do sistema > Restauração do sistema > na tela que se abrir haverá duas opções: Restaurar o computador mais cedo e Criar um ponto de restauração.Para configurar. Em Menu Iniciar > Painel de Controle > Desempenho e Manutenção > Sistema > na janela que se abrir clique na guia/aba Restauração do Sistema > clique na unidade a ser configurada e depois em Configurações. A partir daí poderá desativar ou ativar unidades que serão (ou não) afetadas na restauração do sistema.
Imagem 1. Configuração de restauração do sistema no Windows XP. Nesta tela não há como criar ou restaurar, diferente do Windows 7 e 8 |
Pontos de Restauração no Windows 7
Para criar. Em Menu Iniciar > Painel de Controle > Sistema e Segurança > Sistema > Configurações avanças do sistema > guia Proteção do Sistema > clique em Criar. Espere alguns instantes.Para restaurar. Em Painel de Controle > Sistema e Segurança > Sistema > Configurações avanças do sistema > guia Proteção do Sistema > clique Restauração do Sistema > clique em Escolher um outro ponto de restauração. Escolha um ponto de houver e avance.
Para configurar. Em Painel de Controle > Sistema e Segurança > Sistema > Configurações avanças do sistema > guia Proteção do Sistema > clique na unidade a ser configurada > Configurar.
Ou simplesmente executes alguns desses passos digitando na busca do Menu Iniciar a palavra "Restauração".
Imagem 2. A janela de pontos de restauração no Windows 7. Note que há como criar, restaurar e configurar |
Pontos de Restauração no Windows 8
Os passos no Windows 8 é idêntico ao do Windows 7, a única diferença é que para chegar até o Painel de Controle passe o mouse no canto superior direito da tela, clique no ícone de busca e digite "Painel de Controle" e siga os mesmos passos no tutorial do Windows 7.Ou simplesmente digite "Restauração" e veja no que dá.
O que acontece com meus arquivos? Eles serão movidos após a restauração?
Provavelmente não. A restauração trabalha mais com softwares instalados no sistema, mas por via das dúvidas a minha dica é que desative todas as unidades que NÃO sejam utilizadas para instalação de programas. Se possível deixe somente ATIVA a unidade onde está instalado o Windows. Ao restaurar seu computador, programas são afetados, e como não sabemos que nossos arquivos serão movidos ou excluídos, criamos partições de backup e a desativamos para esse utilitário. Alguns exemplos de como configurar já foi mostrados nas imagens 1 e 2.
Tenha o costume de criar pontos de restauração, a gente nunca sabe quando vai precisar de um. É claro que restaurar o sistema após meses de uso de um software pode não fazer muito sentido, sabendo que a ação irá afetar programas que foram instalados após aquele ponto. Mas se você quiser pode restaurar sem medo.
0 comentários:
Postar um comentário