A decisão de Notch (antigo CEO da Mojang) de vender a empresa se deu pela pressão que ele sofria por fazer parte de algo tão grande e importante. O que Notch sempre sonhou era fazer parte de projetos pequenos e independentes, e Minecraft trouxe muitas responsabilidades. Como ele mesmo disse: "Não sou um empreendedor. Sou um programador nerd". Muitos compararam Notch com o desenvolvedor Phil Fish, criador do jogo Indie FEZ, que decidiu vender o jogo por não suportá-lo mais. Claro que existe muita diferença entre esses dois desenvolvedores. Notch, por exemplo, nunca ofendeu nenhum jornalista ou gritou com seus fãs (sim, acredite, Phil Fish FEZ isso). Outro caso parecido é o de Dong Nguyen, desenvolvedor do game para Android Flappy Bird. Seu criador resolveu ser mais radical e excluir o aplicativo da Play Store pelo fato do mesmo ter se tornado viciante demais e um sucesso em donwloads.
Notch afirmou em carta de despedida que não vendeu os direitos de Minecraft pelo dinheiro e sim pela sanidade dele. E disse mais: "Se um dia eu acidentalmente fizer algo que pareça que vá ganhar força, provavelmente irei abandoná-lo imediatamente". Abandonar o projeto não significa necessariamente vendê-lo e lucrar, o que prova que talvez Notch não esteja tão preocupado com dinheiro e megas corporações.
O futuro de Minecraft
Microsoft agora é dona de Minecraft, um dos jogos mais vendidos no mundo |
O Gamer David Jones, do canal GamePlayRJ, que chega a produzir até 7 vídeos por dia sobre jogos e notícias do ramo, também deu sua opinião em seu canal no Youtube e disse que "coisas estranhas podem acontecer no futuro", como "o fim dos servidores de Minecraft ou a Microsoft criar seus próprios servidores e cuidar das próprias transações".
Agora o futuro de Minecraft so ao deus Microsoft pertence. A promessa da empresa é a de não alterar o modo como o jogo é vendido em outras plataformas. Talvez sejam as próprias empresas, como a Sony por exemplo, que renegociem seus contratos. Bem, nunca se sabe.
Seria realmente uma pena para jogadores e até um tiro no pé da empresa se o jogo, tão difundido em diversas plataformas, fosse removido do Android e iOS, por exemplo, e passasse a ser disponibilizado apenas no Windows Phone, PC com Windows ou no Xbox.
Mas e aí, Minecraft passará a ser escrito em C# ao invés do Java, e disponibilizado para as plataformas .NET ao invés de como é feito hoje para plataformas Java? Os usuários poderão criar mods e modificar o jogo livremente? Até que ponto pessoas que vivem de servidores de Minecraft serão afetados com essa compra? Vamos apenas aguardar novas notícias.
E para os que consideram Notch um deus, ele deixou uma mensagem: "... estou ciente de que muitos de vocês me usavam como um símbolo de alguma luta. Não sou. Eu sou uma pessoa, e estou ali lutando com você".
E o que você acha? Será o fim do Minecraft como conhecemos hoje?
0 comentários:
Postar um comentário