Saiba mais sobre uTorrent e como ele funciona

Conheça e aprenda a configurar o µTorrent, o programa que te dá liberdade para poder baixar arquivos muito grande com velocidade muito alta. Sem falar que o programa é muito leve.
O µTorrent é um programa p2p (peer-to-peer), ou ponto a ponto. Ou seja, você não fica apenas dependente de um único servidor. Os usuários são os servidores. E nessa história você também passa a ser um servidor. E assim todos ganham com esse compartilhamento, enviando e recebendo. Por esses e outros motivos não há dúvidas de que o µTorrent é um dos programas de downloads mais famosos do mundo, podendo alcançar velocidades de download altíssimas graças a esse sistema de compartilhamento que o faz funcionar.

Vamos entender um pouco como funciona o sistema µTorrent.

Seed: São usuários que já tem o arquivo por completo e estão enviado a outros usuários;
Peer: É a lista dos usuários que tanto estão enviando dados para você quanto recebendo de você, com 100% das partes do arquivo ou não;
Ratio: É a relação Upload dividido pelo Download do arquivo. Por exemplo um ratio 0.3 significa que foi enviado 30% daquilo que foi recebido.
Futuramente, um peer que estiver com o arquivo baixado por completo também será um seed (basta não desligar o pc ou não excluir o arquivo torrent da lista). E nada impede que um peer envie aquilo que já foi baixado, mesmo que não esteja completo. Ou seja, na prática, todo peer também é um seed.

Sempre que um download for concluído ele continuará enviando dados a outros usuários. Parar esse envio faz a ideia de torrent perder o sentido e a força. O recomendado é que, sempre que possível, deixe enviando para que todos possam ser beneficiados da mesma forma como você foi :D.

Caso não queira mais enviar poderá excluir o torrent, o que não faz com que o arquivo seja excluído. O arquivo só será excluído se for removido .torrent + Dados, ou excluído manualmente, na pasta.

Legal x Ilegal

O µTorrent é um programa legal e não pode ser barrado pela justiça. Ele apenas presta um serviço de compartilhamento e não dita o que deve ou não ser compartilhado nele. Porém, ao longo dos anos vários sites como MegaUpload, Demonoid, The Pirate Bay foram interditados parcial ou totalmente pela justiça por fornecer torrents de arquivos protegidos por leis de direitos autorais.

Na história do µTorrent também há os trackers privados, que funciona como uma rede social, onde seus usuários acumulam pontos ou respeito por ter um ratio altíssimo, pelos anos de colaboração a outros usuários. É aí que você dá de cara com velocidade de downloads muito mais altas, porque há muitos usuários preocupados em ajudar outros.

Várias empresas usam o sistema torrent para enviar patch gratuitos pra atualizações ou correções de seus jogos. Outras utilizam o sistema para enviar arquivos gigantes internamente. E caso você queira ter toda a Wikipédia offline também terá que recorrer ao µTorrent para transferir mais de 8GB de arquivos didáticos para o seu computador.

Você mesmo pode criar seu torrent em sua casa e enviar para conhecidos, pois o programa também fornece esse recurso.

Vale a pena instalá-lo? Com certeza! Com ele você tem a liberdade de poder baixar arquivos muito grande com velocidade muito alta comparado com os servidores comuns de até 1 conexão. Sem falar que o programa é muito leve.

Se todos ajudarem sendo seed teremos uma rede µTorrent muito mais eficiente, podendo chegar a velocidades até mesmo mais altas que nos trackers privados (se eles ainda existirem no futuro, é claro).

Não esqueça de avaliar o post e de compartilhá-lo nas redes socais.

Assine nossa news e fique sempre informado.

por FeedBurner, by Google

0 comentários:

Postar um comentário