Um dos motivos da lentidão é deixar todas as extensões ativas sendo que você não está usando-as. Em Personalizar e controlar o Google Chrome > Configurações > Extensões, desabilite ou exclua as extensões desnecessárias. Algumas extensões precisará se conectar a internet, além de consumir muita memória:
Imagem 1. Removendo ou desativando extensões no Google Chrome |
Depois volte para Configurações > Mostrar configurações avançadas... > Privacidade, e desmarque todas as opções, exceto a opção de segurança que é: "ativar proteção contra phishing e malware" e a que "Prever ações da rede para aprimorar o desempenho do carregamento da página".
Imagem 2. Configurações de Privacidade. Impedindo que o navegador se comunique com a internet sem a sua permissão. |
Ainda em Configurações > em Rede > Alterar configurações de Proxy... e faça como nas imagens:
Imagem 3. Configurações gerais de Internet. |
Imagem 4. Desmarcando opções de Configurações da Rede Local (LAN) |
E desmarque todas as opções como é mostrado na Imagem 4 e cliquem "Ok".
Outra coisa que é fundamental é o número de abas abertas. Não adianta utilizar o navegador mais rápido do mundo se seu computador não tiver memória suficiente. Claro que o uso de abas abertas é consequências dos trabalhos de cada usuário, e quanto mais abas abertas mais memória vai consumir. Trabalhar com muitas abas é uma opção de cada pessoa, mas observe em um computador utilizando o Chrome, com 2 GB de memória RAM. Faça um teste e veja o quanto seu navegador está consumindo na memória abrindo o Gerenciador de Tarefas do Windows clicando com o botão direito na Barra de Tarefas.
Imagem 5. Abrindo o Gerenciador de Tarefas no Windows 7 |
Imagem 6. Uso da memória consumida boa pelo Google Chrome, visto através do Gerenciador de Tarefas |
Onde você ver "chrome.exe" são as abas do Google Chrome abertas. Muitas vezes por elas serem muitas e por estarem abertas por muito tempo acaba consumindo ainda mais memória. A solução seria fechar primeiramente as abas Google Chrome desnecessárias, salvando nos favoritos seus links de páginas caso deseje ver mais tarde. Depois feche o Chrome em e reabra-o. Se você usar configurações para retomar do ponto onde parou, suas abas abertas antes de fechar o navegador reabrirão assim que o abrir.
Também abra o Gerenciador de Tarefas do Chrome, semelhante ao gerenciador do Windows, apertando SHIFT+ESC. Nele você pode ver as abas e extensões ativas e seu uso de memória. Se houver alguma extensão que não tenha instalado, essa é a hora de deletá-las.
Assim você libera memória, e não corre mais o risco do navegador travar em determinado momento.
Você sabia?
Caso você feche o seu navegador acidentalmente, ao abri-lo pode restaurar as janelas que estavam abertas e voltar de onde parou, tendo as abas restauradas. Para configurar vá em Configurações > Inicialização > marque a opção "Continuar de onde você parou".
Caso você feche o seu navegador acidentalmente, ao abri-lo pode restaurar as janelas que estavam abertas e voltar de onde parou, tendo as abas restauradas. Para configurar vá em Configurações > Inicialização > marque a opção "Continuar de onde você parou".
Ótimo post: Vou aproveitar as dicas. :D
ResponderExcluir