Ops! Coisas que provavelmente nunca mudará no Windows

Esses são os palpites desse post para o futuro do sistema operacional utilizado por 1,5 bi pessoas.
Aproveitando que a Microsoft tem andado com muita pressa ultimamente, descartando o Windows 9 e anunciando o lançamento do Windows 10, vamos a mais um post da coluna Ops! sobre o que não talvez mudará nas futuras versões do Sistema Operacional.

Algumas ideias são apenas palpites, já outras são tão óbvias que é até ridículo reforçar. Sem mais delongas, vamos à lista.

Menu Iniciar

A microsoft pode até tentar exclui-lo ao longo dos anos, mas a verdade é que o Menu Iniciar se tornou o botão mais importante do Windows. Ele é tão importante para seus utilizadores que a Microsoft já informou que a próxima versão do Windows (10) terá o botão de volta em sua interface.

Área de Trabalho

Imagem do Real Desktop | O futuro do Windows na postagem do AjudaOps!
Imagem de exemplo do Real Desktop
Ninguém vive sem Área de Trabalho, não é mesmo? Nem mesmo usuários de outros sistemas operacionais. A Área de Trabalho se tornou uma espécie de ponte entre uma tarefa e outra, entre o fechamento de um programa e a abertura de uma pasta. E quem nunca foi na Área de Trabalho somente para clicar com o botão direito e atualizar? Viu só? A Área de Trabalho não serve apenas para acumular arquivos e pastas (me).

Barra de Tarefas in bottom

O OS X e o Ubuntu mantém sua barra de tarefas no topo da área de trabalho, o que pode causar uma certa estranheza para usuários do Windows; o contrário também é válido. Mas já que estamos falando de Windows por que mudar, não é mesmo? Então vamos arriscar a dizer que a barra continue onde ela está agora.

Internet Explorer junto com a instalação

O que seria de nós sem o IE? | AjudaOps!
Como todos sabem a Microsoft "empurra" o Internet Explorer na instalação do Windows, o que provavelmente sempre irá ocorrer nas futuras versões do sistema. O que muitas pessoas não param para pensar é que se não fosse por esse navegador não poderíamos baixar o Chrome, Mozilla, Netscape, e por que não dizer o Mosaic. Muitos usuários estariam perdidos, sem um único software capaz de acessar a internet segundos após a instalação do sistema operacional. Não é sempre que estamos com o nosso pen drive contendo o nosso navegador preferido.

Mas para ser justo, o IE tem melhorado e seguido cada vez mais os padrões da W3C. Será que um dia ele irá se igualar ao Chrome ou Mozilla? Bem, isso já é previsão para um outro post.

Tela Azul da Morte

Exemplo de BSOD pra
descontrair
Essa previsão é tanto para os críticos quanto para os defensores da BSOD ou Tela Azul da Morte. Mas você sabe o que é e para que serve a Tela Azul da Morte no Windows? Esse comportamento, para quem não sabe, é gerado quando o sistema se depara com erros tão graves que a única saída do sistema é se reiniciar. Funciona como a válvula de escape da panela de pressão, só que sem o risco de explosões.

Vamos combinar que a cor poderá até mudar ao longo dos anos, mas a nossa tela companheira irá sempre nos acompanhar. E cá entre nós, é melhor uma tela azul indicando falência de drives que uma preta indicando falência de hardware.

Referência às janelas

Isso pode parecer óbvio a primeira vista (Não, por favor, Vista não!) mas já parou pra pensar por que a Microsoft deu esse nome ao seu sistema? Provavelmente por causa do estilo do Explorador de arquivos muito mais conhecido como simplesmente Janelas do Windows. Mas já reparou que no Windows 8 está cheio de referência as janelas? Um exemplo é o estilo de telhas no Menu Iniciar que lembra várias janelas em tamanho diferentes, e claro, a própria logo do sistema manteve a presença do desenho de uma janela em todas as versões. Então, a previsão é que a empresa nunca retire esse desenho de uma das logos mais famosa do mundo.

***

Se você é usuário do Windows, leve tudo isso na esportiva. A coluna Ops! é assim mesmo, sem noção do perigo. E antes de tacarem pedra em minha janela, eu assumo: também sou um usuário há anos e não consigo me livrar.
Até mais!

Não esqueça de avaliar o post e de compartilhá-lo nas redes socais.

Assine nossa news e fique sempre informado.

por FeedBurner, by Google

0 comentários:

Postar um comentário