Em muitos casos programas potencialmente indesejados são oferecidos durante a instalação de algum software e instalados por não termos lido com atenção. Indesejado não significa necessariamente vírus, mas ainda assim é indesejado. O AjudaOps! criou uma espécie de check-list de como proceder com seus softwares. Tenha sempre em mente essa lista. Isso muitas vezes pode salvar a vida do seu PC.
Atualização. Sempre deixe seu antivírus atualizado, seja ele gratuito ou pago. Na maioria dos casos os antivírus são configurados para escanear o arquivo sempre que ele for executado. Mas por via das dúvidas sempre escaneie o arquivo antes de abri-lo;
Restauração. Crie um ponto de restauração antes de instalar um programa. Alguns programas criam esse ponto automaticamente antes de cada instalação. Caso o programa seja indesejado, ou tenha danificado o sistema, você poderá restaurar para o ponto anterior a instalação. Saiba mais sobre Restauração do sistema, como criar, restaurar e configurar.
Confiança. Somente baixe programas de sites que você confia. Já imaginou instalar algo que parece ser um game irado e enquanto "instala", você formata uma de suas partições do HD? Como diz Sr. Omar, seria trágico. Não confie apenas nos programas, pois nada adianta confiar no Avast! mas baixa-lo de um site que você nunca ouviu falar. Quem pode garantir que o código original não foi modificado para atender as necessidade de um criminoso cibernético? Então é sempre bom ficar de olho antes de sair baixando as coisas. Quer baixar o Mozilla, vá ao site do Mozilla. Quer baixar o KMPlayer, nada melhor que o próprio site. E por aí vai. Só em caso de dúvida de onde encontrá-los que você pode procurar sites de download mais conhecidos.
Gerenciadores. Alguns sites oferecem duas opções na hora de baixar um software, e uma dessas opções é o uso de gerenciadores, que é um arquivo menor, que só após executado é baixado o software desejado. Caso não deseje esse procedimento, sempre leia antes de sair clicando nos botões.
Pirataria. O usuário fica horas procurando um crack que talvez irá destruir a vida dele (sim, a vida do computador). Além de pirataria ser crime, não dá para saber se o ativador possui códigos maliciosos. Sem contar que muitos destes software exigem a desativação temporária do antivírus, ação que entra em contradição com as dicas dadas acima. A partir daí não há como saber se é confiável ou não. Softwares originais tem sempre vantagens comparado aos piratões, infelizmente a única infelicidade em alguns casos é mesmo o preço. Algumas licenças podem custar o preço de um carro usado. Para empresas não há dúvida de que essa seria a melhor solução. Além de não ser denunciada pelo concorrente, poderá desfrutar de atualizações e suporte sempre que desejar.
Cuidado com o "Next". Durante a instalação de certos programas lembre-se de algumas perguntas feitas por eles. Observe bem e desmarque as opções de instalação de barras ou atalhos no seu desktop. Muitos adWare são instalado porque a pessoa saiu clicando em "próximo" na pressa de ter um software instalado. É aí que mora o perigo e muita coisa indesejada é instalada;
Proteção x2. Ative a proteção no seu antivírus contra PUPs, que são Toolbars e modificação da página inicial de um computador. Assim ele irá impedir que alguns programas indesejados sejam instalados no momento da instalação de um software ou simplesmente por navegar na internet. Para quem utiliza Avast! vá em Escaneamentos > em todas as opções de escaneamento que for aberta clique em Configurações > Sensibilidade > marque a opções Escanear programas potencialmente indesejáveis (PUPs).
E caso ainda não tenha, é muito importante desejar potencialmente os programas abaixo:
Avast! ou AVG: escaneia arquivos em busca de vírus e softwares indesejáveis se estiver totalmente ativado;
CCleaner: faz uma limpeza no computador de arquivos não mais usado ou dlls duplicadas;
AdwCleaner: remove programas indesejáveis;
Você também pode visitar o WOT que pode ajudar a filtrar os sites que instalam programas maliciosos, adicionando uma extensão ao seu navegador.
Full HD. Certifique-se ter espaço suficiente em seu HD, e sempre veja no momento da instalação o quanto de espaço será utilizado após a instalação;
Corre!. Pendrives e CDs possuem autorun, que são arquivos de texto em suas pastas raízes, que executam programas sempre que alguém clica na unidade de disco. O recomendável é clicar em "Explorar", com o botão direito do mouse ou clicando no canto no painel esquerdo da janela. Em alguns Sistemas Operacionais a lista dos dispositivos, pastas e redes estão disponíveis. Fuja dos autoruns se possível.
Vida própria. Alguns programas após instalados são executados na inicialização do Sistema Operacional, mesmo se a pessoa não for precisar dele naquele momento. Se este for o seu caso, digite "msconfig", sem aspas no link "Executar" no Menu Iniciar do Windows XP ou digitando na barra de busca do Menu Inicial do Windows 7. Na tela que se abrir vá até "Inicialização de Programas" e desmarque os programas que você não queira que abra na inicialização do sistema e salve. Nunca desmarque nenhum programa que você não conheça. Essa mesma opções pode ser encontrada nos próprios programas.
Alguma dica que não se encontra na lista? Deixe nos comentários. Com certeza esqueci de algo.
Dicas na hora de instalar softwares e proteções adicionais
Em muitos casos programas potencialmente indesejados são oferecidos durante a instalação de algum software. Indesejado não é necessariamente vírus, mas ainda assim é indesejado. O AjudaOps! o ajuda na hora de instalar programas.
quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014
Não esqueça de avaliar o post e de compartilhá-lo nas redes socais.
0 comentários:
Postar um comentário